Lar Escola

Histórico

NOSSA HISTÓRIA

O Lar Escola da Criança de Maringá foi inaugurado em 10 de maio de 1963 pelo Clube da Amizade, com iniciativa do 1ª arcebispo de Maringá, Dom Jaime Coelho. No início, o Lar Escola da Criança de Maringá era um internato, aqui havia apenas meninos que moravam na rua ou que não tinham família, crianças que precisam de um local para dormir, para se alimentar, para tomar um banho, precisavam de um abrigo.


Com o passar do tempo, a Entidade foi entregue nas mãos das Irmãs da congregação Murialdinas de São José, que tem como carisma o atendimento das crianças, adolescentes e jovens e aos poucos o Lar foi se reestruturando de acordo com que a cidade foi crescendo e com isso os internos foram acolhidos por outras entidades.


O Lar Escola começou a trabalhar com assistência social e o fortalecimento de vínculos quando em 1990, foi criada a Lei nº 8.069 de 13 de Julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), traçando assim o próprio projeto educativo, desenvolvendo projetos para transformar a realidade dos atendidos fragilizados da Entidade.


A estrutura da entidade proporciona o atendimento diário de 300 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 30 adolescentes no programa ProJovem, 120 jovens de 16 a 18 anos, no Projeto de Aprendizagem e ainda, projetos de extensão, voltados às famílias das crianças, adolescentes e jovens atendidos, bem como às pessoas da comunidade que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.


Para atendimento dessas crianças e adolescentes, contamos com uma equipe engajada pela causa. É administrado por uma diretoria, em que o cargo de Presidente é ocupado por uma Irmã pertencente à Congregação “Murialdinas de São José”. A diretoria, atualmente a cargo da Irmã Elizete Andreola, é eleita trienalmente, no mês de dezembro, dentre os sócios contribuintes e Irmãs que administram a Entidade. E ainda temos os voluntários, que colaboram por uma causa tão bonita.


No decorrer de sua existência, o Lar enfrentou muitos desafios e tempos difíceis, como problemas financeiros ou na estrutura, chamando atenção da comunidade maringaense que começaram a apoiar a Entidade nas reformas, colaborando nos eventos ou em qualquer outra ação em que era preciso ter o apoio de muitas pessoas. Com todo esse desempenho foi possível aumentar o número de atendidos no Lar Escola, ampliando também o auxílio para as famílias das crianças, adolescentes e jovens no fortalecimento de vínculos e desenvolvimento das habilidades que cada um tem, mas não sabem por onde começar.


São Leonardo Murialdo diz que “A amizade é o eco do divino sobre a terra, e o testemunho mais certo da presença de Deus e de sua graça na vida do homem. É um grande dom de Deus ter um belo caráter, ter um bom coração. E tem um bom coração quem é de coração afetuoso, terno, que sabe querer bem, que é gentil com os outros e sabe ajudá-los”.


Venha, faça parte você também dessa história!

<br />

Facebook